
Eixo Trabalho
respeito & dignidade
Eixo composto pelas áreas de Mediação para o Trabalho e Capacitação e Cidadania que oferece aulas de português e encaminhamento para cursos profissionalizantes aos imigrantes e refugiados
Somos responsáveis pelo encontro entre empregadores e imigrantes e/ou refugiados. Oferecemos e compartilhamos nossa experiência, no fenômeno da imigração, para que a contratação aconteça de maneira justa e segura.
Desenvolvemos uma metodologia de integração profissional para imigrantes e refugiados, em parceria com a SIETAR Brasil, uma palestra intercultural que visa aumentar as chances de integração dentro e fora do ambiente de trabalho, apresentamos elementos da cultura brasileira, o que pode auxiliar muito na adaptação. Neste momento também fornecemos informações sobre direitos e responsabilidades no mercado de trabalho e orientações de mecanismos de defesa para casos de exploração ou violações das leis trabalhistas (CLT).
Muitas vezes dos empregadores que procuram a Missão Paz, a motivação inicial é de preencher vagas de trabalho, não supridas pela mão de obra local, ou queixas variadas sobre empenho, compromisso e ética no trabalho diferente ao esperado pelo empregador.
Em fase posterior à contratação recebemos vários feedbacks positivos, e podemos verificar alguns ganhos, tais como: enriquecimento cultural e social no ambiente de trabalho, através de modos diferentes de convivência e da diversidade de costumes e idiomas; mudanças positivas no clima organizacional e na equipe considerando que na grande maioria dos imigrantes e/ou refugiados atendidos são motivados, pontuais, disciplinados e com alto grau de adaptabilidade. Também verificamos a possibilidade de trocas de tecnologias ou modos diversos de realização de tarefas.
Esforçamo-nos para que estes diferenciais sejam reconhecidos, apreciados e contabilizados no salário e benefícios oferecidos aos imigrantes e ou refugiados, por considerarmos que nesta relação (empregador e colaborador) as duas partes devam ganhar.
Ainda para os empregadores, a proposta do Eixo Trabalho é oferecer uma experiência única que ultrapasse o conceito tradicional de recrutamento. Objetivamos ampliar a percepção humanitária e cultural das relações de trabalho, através da vivência deste processo, como um ato humanitário e de cidadania.

Contatos:
11 3207-0888
11 3340-6959
11 96662-2244
11 97492-4982
Palestras Interculturais:
(para os migrantes)
4ª - 13h30 às 16h
É critério no Processo de Mediação para o Trabalho os dois passos a seguir:
Palestra aos empregadores (terças e quintas das 10h às 12h)
Momento importante para ressaltar os direitos dos imigrantes e refugiados. Acreditamos também na Responsabilidade Social e valorizamos o envolvimento dos empregadores no acolhimento e integração desta população, à medida que é possível encontrar mais oportunidades de inserção laboral e assim, contribuir para o desenvolvimento da nossa economia.
Esta etapa é um momento de sensibilização fundamental sobre a situação dos imigrantes e refugiados, pois percebemos o empregador como agente de mudanças sociais, através de sua própria história e autorreflexão, permitindo a desconstrução de alguns mitos e estereótipos sobre este público e seu acolhimento.
Entrevistas de recrutamento (terças e quintas às 13h30)
É o primeiro contato entre os empregadores e os imigrantes e/ou refugiados. As entrevistas são organizadas pela equipe do Eixo Trabalho com a presença de mediadores tradutores voluntários.
O ato de recrutamento assume uma nova perspectiva, em que é possível formalizar futuras parcerias de trabalho, com oportunidades de interação, por meio de conversas em diferentes idiomas, relatos de vida de terras longínquas e aprendizado de outras culturas e comportamentos.
Ao longo do Processo de Mediação para o Trabalho, empregadores, imigrantes e/ou refugiados e mediadores compartilham valores e ideais, o que promove um ato humanitário e de responsabilidade social.
