top of page

Estatísticas 2014

Todo final de ano é uma oportunidade de fazer um balanço. Podemos fazer isso numa perspectiva pessoal, comunitária como também institucional. Nesta perspectiva estaremos apresentando alguns dados relativos à Missão Paz. Nesse sentido, a visão oferecida não tem a pretensão de ser completa. Os dados são muitos e estão sendo tabulados neste período.

Obviamente os números expressam somente uma parte do que aconteceu ao longo do ano, enquanto cada história de imigrante ou refugiado acolhido tem um valor incrível e insubstítuivel.  Por outro lado, os números oferecem uma ideia dos serviços realizados e das tendências em ato.

Atendimentos individuais

Lista do número de imigrantes atendidos individualmente através dos serviços da Missão Paz (social, psicológico, saúde, documentação, jurídico, trabalho).

Atendimentos coletivos

Por atendimentos coletivos entendemos o oferecimento e utilização de espaços da Missão Paz por parte de grupos de imigrantes/refugiados.  Em geral, são usados o auditório, uma salão menor, algumas salas, a cozinha industrial e quando os eventos são maiores a lona de circo externa. As finalidades são muitos diferentes: associações, ensaios, reuniões, festas, comemorações, treinamentos por parte de consulados, etc. Apresentamos os números totais, sem exibir a lista das datas e finalidades de cada evento para ocupar muito espaço.

Trabalho

A seguir, apresentamos seja os números dos imigrantes/refugiados que foram contratados, seja a quantidade de contratantes.

Visitas a empresas

Elenco das visitas às empresas que contrataram imigrantes/refugiados

Carteiras de trabalho

Entre abril e agosto de 2014 a Missão Paz deu auxílio no processo de conseguir Carteiras de Trabalho e Previdência Social. Os imigrantes, na quase totalidade haitianos, foram beneficiados tirando fotocópias (Xerox), fotos e encaminhando-os até a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de São Paulo.

Cursos de português

Ao longo do ano, foram desenvolvidos diferentes cursos de português a partir das diversas necessidades e desafios. Ao todo 1.966 imigrantes/refugiados utilizaram este serviços.

Cursos profissionalizantes

Pessoas que foram encaminhados a fazer cursos profissionalizantes.

Saúde

Do eixo saúde, elencamos os atendimentos médicos realizados na Missão Paz e agendamentos para a realização de exames ou encaminhamentos para especialistas. Observamos que esta parte de serviço do eixo saúde iniciou em maio.

Transporte

Um dos serviços da Missão Paz é o transporte dos imigrantes. Ao sair da Casa do Migrante alguns precisam de ajuda para as mudanças. Em outros casos, necessitam de transporte para chegar até a rodoviária. Enfim, em outros ainda, alguns são transferidos para entidades parceiras ou diferentes serviços. Ao todo, 844 imigrantes/refugiados foram beneficiados pelo transporte.

Atendimento psicológico

O atendimento psicológico é desenvolvido através de atendimentos individuais (em alguns casos também familiares) e na Casa do Migrante realiza dinâmicas de integração ajudando os novos imigrantes/refugiados acolhidos.

Atendimento jurídico

Reunimos sob o item atendimento jurídico tipologias muitos diferentes, entre as quais mencionamos casos civis, trabalhistas, familiares, omissos e previdenciários entre outros.

bottom of page