Missão Paz é convidada a apresentar a atuação do eixo trabalho no Ministério do Trabalho e Emprego
- Missão Paz
- 13 de abr. de 2015
- 1 min de leitura
A Secretaria de Políticas Públicas de Emprego, por meio do Observatório Nacional do Mercado de Trabalho organizou a Oficina Técnica de Inserção do Imigrante no Mercado de Trabalho Brasileiro, que foi realizada em Brasília, no dia 09 de abril de 2015. Em grande medida quem apóia o Estado brasileiro na inserção do trabalhador imigrante são as entidades sociais. Assim, foram convidadas 3 entidades sociais que atuam no tema para apresentar o trabalho que desenvolvem com o imigrante no Brasil, desenvolvendo ações para documentação, intermediação da mão de obra e oferta de capacitação/qualificação profissional: o Instituto de Migrações e Direitos Humanos (Irmã Rosita Milesi); Missão Paz (Pe. Paolo Parise) e a ONG Viva Rio (Coronel Ubiratan Ângelo e Mélanie Montinard). Foram convidados também pesquisadores da Universidade de Brasília – Observatório das Migrações Internacionais, coordenado pelo Professor Leonardo Cavalcanti e, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, CADEF – Movimento Espacial de Fronteiras, coordenado pelo Professor Marco Aurélio.
Na parte da manhã junto com as contribuições das outras duas entidades a Missão Paz apresentou a atuação e os resultados do eixo trabalho. Aproveitou para também destacar algumas problemáticas.
Na parte da tarde os participantes foram divididos em 4 grupos levantando quatro prioridades a partir do tema "Problemáticas que atrapalham a empregabilidade". No final do processo as que se destacaram foram: desconhecimento dos empregadores sobre empregabilidade de imigrantes; agilização e padronização das carteiras de trabalho para todos; necessidade de ter mais cursos de português; capacitação dos servidores do SINE.

Comments