top of page

Nota: Acolhida de migrantes venezuelanos e venezuelanas pela Missão Paz

  • Foto do escritor: Missão Paz
    Missão Paz
  • 6 de abr. de 2018
  • 2 min de leitura

A Missão Paz, atendendo ao pedido do Alto Comissariados das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) colocou-se à disposição para acolher 40 migrantes venezuelanos e venezuelanas que se encontram em Boa Vista, Roraima, a partir do Programa de interiorização voluntária promovido pela Casa Civil do Governo Federal. A prefeitura de São Paulo se prontificou a receber homens e mulheres solteiros e o Governo do Estado algumas famílias.

A Missão Paz se disponibilizou para acolher, além de homens solteiros, também mulheres e crianças, totalizando cinco famílias. Essa oferta leva em conta a estrutura da Casa do Migrante que possui 110 vagas, distribuídas da seguinte forma: 85 vagas para homens e 25 para crianças e mulheres. Nela são oferecidos alimentação, material de higiene pessoal, roupas, aulas de português, acompanhamento por parte de assistentes sociais e apoio psicológico. A Casa disponibiliza uma sala de TV, biblioteca, brinquedoteca para as crianças e lavanderia.

Entre os dias 5 e 6 de abril, a Casa do Migrante, que já estava acolhendo 9 migrantes venezuelanos antes do início do Programa de interiorização voluntária do governo federal, recebeu seis famílias, 23 pessoas. No dia 4 de maio, vindos na terceira viagem promovida pelo governo, a Missão Paz recebeu mais 10 migrantes, totalizando 40 migrantes venezuelanos acolhidos. Convivendo com os venezuelanos recém-chegados, encontram-se também pessoas de, aproximadamente, outras 20 nacionalidades diferentes.

A partir do entendimento da Missão Paz de que acolhida a migrantes e refugiados vai muito além de local de um abrigamento temporário, nossa estrutura conta também o Centro Pastoral e de Mediação do Migrante (CPMM), com uma equipe multidisciplinar voltada para oferecer serviços de documentação; apoio jurídico; assistência social, atendimento psicológico e de saúde, educacional, com cursos de português, palestras interculturais e encaminhamento para cursos profissionalizantes; mediação de trabalho entre empresas e imigrantes (com visitas posteriores de acompanhamento nas empresas, prevenção de trabalho escravo, acolhida e proteção das vítimas).

A Missão Paz, pertencente aos missionários Scalabrinianos, atua em favor dos imigrantes e refugiados desde os anos Trinta do século passado. Ao longo de sua história, acolheu grande número de italianos, vietnamitas, coreanos, chilenos, bolivianos, paraguaios, peruanos, congoleses, angolanos, nigerianos, colombianos, haitianos, entre tantos outros. Este novo fluxo de pessoas venezuelanas que chega ao Brasil, desde 2016, e à cidade de São Paulo, a partir do Programa de interiorização voluntária do Governo Federal, será atendido juntamente com tantos outros e outras migrantes que habitam o município de São Paulo e buscam, diariamente, nossos serviços.

Quer ajudar a Missão Paz? Clique aqui para saber mais.

Para contratar migrantes e/ou refugiados:

trabalho@missaonspaz.org

(11)3340-6959

Assessoria de imprensa:

Carolina Ferreira

comunica@missaonspaz.org

(11)3340-6956


 
 
 

Comments


Destaques
Últimas Notícias
bottom of page