top of page

OIT lança relatório - Inserção Laboral de Migrantes Internacionais: transitando entre a economia for

  • Foto do escritor: Missão Paz
    Missão Paz
  • 6 de dez. de 2017
  • 1 min de leitura

Em 2016, durante o Fórum Social Mundial das Migrações, em São Paulo, a OIT (Organização Internacional do Trabalho) se propôs a elaborar um estudo para melhor compreender a situação dos trabalhadores migrantes na economia informal e os obstáculos que enfrentam nos processos de transição para a formalização. O intuito era de promover o fortalecimento da proteção e da igualdade laboral dos trabalhadores migrantes através da formalização da economia informal.


A pesquisa, elaborada durante um ano, foi produzida em conjunto pelas universidades de Campinas e Belo Horizonte, Unicamp e PUC Minas, respectivamente, com coordenação do escritório brasileiro da OIT. Buscou-se mapear o perfil dos migrantes trabalhadores do mercado informal, os setores da economia nos quais estão presentes, as causas e motivos que os levam ao mercado informal, os obstáculos encontrados pelas iniciativas direcionadas a esses migrantes e as políticas e instituições que promovem essas práticas.


A partir da análise dos dados obtidos, concluiu-se que a situação dos trabalhadores migrantes no Brasil ainda é bastante precária. Desta forma


o relatório apresenta 14 recomendações importantes, que visam atender as necessidades dos trabalhadores migrantes nessa transição para a economia formal e garantir condições de trabalho mais dignas de trabalho.


O lançamento do relatório "Inserção Laboral de Migrantes Internacionais: transitando entre a economia formal e informal no município de São Paulo" ocorreu na Missão Paz, no dia 27 de novembro, durante o 9º Diálogos no CEM.


Acesse aqui o Resumo Executivo do relatório.

Acesse aqui o relatório completo.



 
 
 

Comentarios


Destaques
Últimas Notícias
bottom of page