Retrospectiva 2017 - Missão Paz
- Missão Paz
- 4 de jan. de 2018
- 12 min de leitura
A Missão Paz acolheu e auxiliou muitos migrantes e refugiados que buscaram assistência ao longo de 2017. Nesta retrospectiva lembraremos o número de atendidos por setor, as principais atividades desenvolvidas, além de disponibilizarmos os links dos eventos que foram transmitidos online.
DOCUMENTAÇÃO
Ao longo de 2017, 4.017 migrantes e refugiados buscaram auxílio no setor de documentação para providência de documentos, tais como:
- Primeira via e renovação de RNE
- Permanência por Acordo Mercosul (primeira via e renovação)
- Reunião familiar
- Permanência definitiva com base em prole brasileira
- Permanência definitiva com base em cônjuge brasileiro
- Naturalização
- Autorização de viagem para menores de idade
- Autorização para providenciar documentação de menores de idade
- Agendamento para emissão de carteira de trabalho
- Agendamento para emissão de passaporte brasileiro
Nos dias 28 e 29 de outubro, o setor de documentação da Missão Paz colaborou com o Consulado Móvel da Bolívia no atendimento de cerca de 400 pessoas, em Americana-SP. Na ocasião eles puderam solicitar vários documentos bolivianos e brasileiros.
CENTRO DE ESTUDOS MIGRATÓRIOS
Diálogos no CEM
Pesquisadores e especialistas em diversos temas relacionados à migração foram convidados para debatê-los, realizando 9 edições ao longo de 2017.
- 1º Diálogos no CEM: Trabalho escravo e migração.
Realizado no dia 24/03, contou com a participação da Dra. Tatiana Simonetti (MPT), Dr. Renato Bignami (MTE) e Dr. Luis Faria (MTE). Assista novamente e relembre o debate no link a seguir:
- 2º Diálogos no CEM: Imigração haitiana e religião
Foram convidados para o debate: Bernadete Marcelino (Mackenzie), Edin Abumansur (PUC-SP) e Marcos Verdugo (PUC-SP) para debater sobre o tema no dia 26/04. Assista novamente e relembre o debate nos links a seguir:
- 3º Diálogos no CEM: Desafios do serviço social no acolhimento a migrantes pela Missão Paz
No dia 19/05, as assistentes sociais da Missão Paz Ana Paula Caffeu, Josicleide Sousa, Marcia Araujo, Mônica Quenca e Simone Gomes compuseram a mesa de debate. Assista novamente no link a seguir:
- 4º Diálogos no CEM: População em situação de rua, albergados, imigrantes e refugiados: lutas por moradia e trabalho.
Ana Cristina A. Nasser (CEM/LABUR-USP) e Luiz Kohara (Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos) foram convidados para falar sobre o tema no dia 23/06. Relembre o debate no link a seguir:
- 5º Diálogos no CEM: Diásporas africanas e processos sociorreligiosos - o trato dos viventes.
Wagner Sanchez (PUC-SP) e Paolo Parise (Missão Paz) debateram sobre o tema, no dia 21/07. Na ocasião também foi lançado o livro “Diásporas Africanas e Processos Sociorreligiosos”, Fábio Baggio, Paolo Parise, Wagner L. Sanchez (Orgs.) São Paulo: Paulus, 2017. Assista novamente e relembre o debate no link a seguir:
- 6º Diálogos no CEM: Migração, refúgio e Saúde.
Em 18 de agosto dialogaram sobre o tema Júlia Jeng (especialista em medicina chinesa), Berenice Young (psicóloga), Elaine Cristina (coord. do Eixo Saúde da Missão Paz), e Sofia Feres, médica da ESF na UBS Sé (centro de São Paulo).
- 7º Diálogos no CEM: Migração, Refúgio e Direitos Humanos: travessias para uma vida digna?
Estiveram presentes no debate Júlia Bertino Moreira (UFABC), Rosana Baeninger (UNICAMP), Tatiana Waldman (Museu da Imigração) e Luis Renato Vedovato (UNICAMP). Assista no link a seguir o evento, que ocorreu em 22/09:
- 8º Diálogos no CEM: Direitos humanos e políticas de saúde para imigrantes e refugiados - itinerários terapêuticos e diversidade cultural
Participaram do penúltimo Diálogos, a professora Denise Martin e o professor Cássio Silveira, no dia 17/11. Assista novamente no link a seguir:
- 9º Diálogos no CEM: Inserção Laboral de Migrantes Internacionais: transitando entre a economia formal e informal no município de São Paulo.
Participaram do último debate Paolo Parise (Missão Paz), Cyntia Sampaio (OIT), Anne Phostuma (OIT), Duval Fernandes (PUC-Minas), Rosana Baeninger (UNICAMP) e Renato Bignami (Auditor Fiscal do Trabalho/SRTE-SP). O estudo "Inserção Laboral de Migrantes Internacionais: transitando entre a economia formal e informal no município de São Paulo" foi o tema da discussão, que ocorreu dia 27/11. Assista novamente no link a seguir:
Revista Travessia
Nascida em 1988, a Revista chegou aos 30 anos de existência em 2017. Travessia tem um caráter interdisciplinar e visa contribuir para o intercâmbio entre a ampla e diversificada produção do conhecimento e aqueles que atuam em momentos sociais e pastorais junto aos migrantes. Ao longo das três décadas foram publicados 81 números.
Nos dias 09 e 10/11 ocorreu o Seminário 30 anos de Travessia Revista do Migrante. Vinte e sete pesquisadores da área compuseram mesas redondas e de relatos e apresentaram suas pesquisas e ligações com a revista. Assista novamente as mesas e conferências nos links a seguir:
http://bit.ly/2BlJ4vu http://bit.ly/2kX3TWY http://bit.ly/2zgNwtr http://bit.ly/2kYLIA6 http://bit.ly/2CUSDC0 http://bit.ly/2DtWGGl
Ainda durante o Seminário foi lançado o site da revista: http://revistatravessia.com.br/home Informações sobre a história da Travessia, eventos organizados pelo CEM, além de diversos números disponíveis para download, podem ser encontrados lá.

O Centro de Estudos Migratórios promoveu dois eventos em 2017
- III Simpósio sobre Migração e Religião: fronteiras, conflitos e o drama dos refugiados. Realizado entre 5 e 7/06 na PUC. Assista novamente nos links a seguir:
http://bit.ly/2Dwe7pO http://bit.ly/2CYR1XB http://bit.ly/2kE2fu7 http://bit.ly/2DsKjua http://bit.ly/2DwbwfI http://bit.ly/2CXNrNN
- V Seminário Vozes e Olhares Cruzados: Rompendo Fronteiras, Trabalhando pela Vida. Assista novamente o evento, que ocorreu no dia 10/10, no link a seguir: http://bit.ly/2zfMwpl
Curso “Migração e Doutrina Social da Igreja”
Oferecido pelo Centro de Estudos Migratórios da Missão Paz, em São Paulo, foi ministrado pelo ex-assessor das Pastorais Sociais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Pe. Alfredo, atual Vigário Geral da Congregação dos Missionários Scalabrinianos, em Roma (Itália). O curso foi realizado no período de 17 a 21/08. Veja a seguir a transmissão dos cinco dias do curso:
http://bit.ly/2lUgfAi http://bit.ly/2Aq3cLn http://bit.ly/2lVeAum http://bit.ly/2lUk0py http://bit.ly/2CSoFjg
Assista também a série de sete vídeos em que o Pe. Alfredo fala sobre questões migratórias.
http://bit.ly/2kF5pOj http://bit.ly/2zg1aNB http://bit.ly/2zhicuB http://bit.ly/2zhiXnr http://bit.ly/2BWeAnn http://bit.ly/2pfMq1p http://bit.ly/2zgSIO0
Ao longo do ano de 2017 a biblioteca do Centro de Estudos Migratórios recebeu 67 pesquisadores das áreas de geografia, história, antropologia, ciências sociais, direito, ciências da religião, jornalismo, relações internacionais e serviço social. Nossa biblioteca conta com um grande acervo, que pode ser consultado somente no local. No link a seguir é possível consultá-lo: http://www.missaonspaz.org/bibliotecacem As pesquisas podem ser agendadas através do e-mail: cem@missaonspaz.org
Ainda em 2017, 1.152 alunos de escolas, universidade, escolas técnicas, professores, pesquisadores, entre outros, vieram conhecer o trabalho desenvolvido pela Missão Paz e saber mais sobre migração e refúgio em São Paulo. Tais visitas ocorrem todas quartas-feiras, às 14h, e são abertas a todos interessados pelo tema. Basta enviar um e-mail para academico@missaonspaz.org indicando qual quarta-feira gostaria de participar da vista.
EIXO SAÚDE
De janeiro à dezembro de 2017 o Eixo Saúde realizou 1.659 atendimentos, entre consultas médicas, encaminhamentos de exames e especialistas, acupuntura, acolhimento e compra de medicamentos e óculos.
Ao todo, 465 migrantes foram atendidos ao longo do ano. Deste total, 171 eram homens e 294 mulheres, representando 37% e 63% do percentual total. Os atendidos eram provenientes de 36 países diferentes, sendo eles, Angola, Argentina, Bangladesh, Benim, Bolívia, Brasil, Camarões. Chile, China, Colômbia, Congo, Coreia do Sul, Cuba, Equador, EUA, Filipinas, França, Guiné, Guiné Bissau, Haiti, Iêmen, Indonésia, Iraque, Itália, Marrocos, México, Nigéria, Paraguai, Peru, Quênia, Romênia, Serra Leoa, Síria, Venezuela e Vietnã. Brasileiros e bolivianos foram as nacionalidades com maior número de atendidos, seguidos por colombianos, haitianos, angolanos, peruanos e sírios.
EIXO JURÍDICO
O Eixo Jurídico da Missão Paz oferece auxílio a migrantes e refugiados em diversas áreas, tais como, direito cível, do consumidor, criminal, direito internacional, documentação, família, imobiliário, migratório, previdenciário, propriedade intelectual, trabalhista, entre outros. As situações que requerem entrar com processo na justiça são encaminhadas para a Defensoria Pública da União (DPU).
Durante o ano de 2017, a advogada e voluntários atenderam 352 pessoas, provenientes de 45 nacionalidades distintas. A nacionalidade com maior número de atendimentos foi a haitiana, seguida pela boliviana, angolana, peruana, democrata-congolesa, brasileira e colombiana.
EIXO CAPACITAÇÃO E CIDADANIA
Em 2017 o Eixo Capacitação e Cidadania atendeu 1.180 migrantes. Deste total 69,9% procuraram o serviço pela primeira vez e 30,1% já haviam sido auxiliados em outras ocasiões.
Com relação ao perfil dos atendidos, os homens foram o que mais buscaram o serviço, representando 61,3% do total, as mulheres representaram 38,7%. No que se refere à nacionalidade, 67,4% dos atendidos eram haitianos, seguidos por angolanos (5,7%), peruanos (2,6%), congoleses (2,3%), colombianos (2,2%), bolivianos (2,1%) e nigerianos (2%). Mais de 87% dos atendidos não estava trabalhando ou trabalhava informalmente, sem carteira assinada. Apenas 12% trabalhava quando buscou o setor. Em termos de nível de escolaridade, 32,8% não tinha ensino médio completo, 27,9% haviam terminado o ensino fundamental, 13,1% tinham concluído o ensino médio e 11,1% possuíam ensino superior.
Dentre os encaminhamentos oferecidos, 34,3% receberam orientações gerais sobre cursos diversos, universidades, ENEM, etc. 29,9% foram encaminhados para curso de português na própria Missão Paz, nível básico 1 e 7% foram encaminhados para o curso de nível básico 2. Outras instituições também ofereceram cursos de português aos migrantes: 50 deles foram encaminhados para o curso da Unifai e 44 o para o curso do Cesprom Cambuci. Os migrantes interessados também foram encaminhados para outros cursos, como informática no Cesprom Cambuci, inglês básico na Associação Maria Imaculada, cuidador de idoso na Cruz Vermelha e eletricista/instalador no Sasescop.
EIXO TRABALHO
Ao longo deste ano 355 imigrantes foram contratados para trabalhos com intermediação do Eixo Trabalho, uma média de 29,5 contratações por mês. Pessoas do sexo masculino foram os principais contratados, 85% do total, com idade média variando entre 26 e 35 anos. Tais migrantes e refugiados eram provenientes de países como Angola, Haiti, República Democrática do Congo e Nigéria. As vagas foram ofertadas por 68 empregadores, de segmentos da indústria, comércio, construção civil, hotelaria, alimentação, confecção, rural, trabalhos domésticos, entre outros. Cerca de 1/4 dos migrantes foram contratados para realizar serviços manuais e domésticos. A média salarial foi de R$ 1.200.
Ainda, ao longo, a equipe do Eixo do Trabalho realizou 45 visitas à empresas que contrataram migrantes com intermédio da Missão Paz, afim de constatar como estava sendo o processo de adaptação dos funcionários, dos migrantes, as condições de trabalho e se os termos acordados estavam sendo compridos. Tais visitas ocorreram principalmente na região da Grande São Paulo, mas também em outras cidades do Estado e também em Colatina, Espírito Santo.
Em relação as Palestras Interculturais, que são realizadas por interculturalistas da SIETAR Brasil, com o intuito de fornecer informações a respeito de traços culturais do Brasil e as leis trabalhistas, assim como os direitos e deveres do trabalhador migrante. Em 2017 houveram 140 palestras, proferidas em português, inglês, francês e espanhol para 1.289 migrantes e refugiados. Os interculturalistas também realizam grupos de escuta, em que, semanalmente, separados em pequenos grupos, os migrantes contam suas histórias e dificuldades que estão enfrentando para se adaptar à nova vida no Brasil, juntos pensam maneiras de enfrentar tudo isso e superar os desafios. A atividade, que iniciou em 2017, atendeu 167 pessoas ao longo do ano.
MISSÃO PAZ NA MÍDIA
Ao longo do ano de 2017 a Missão Paz apareceu em 326 matérias na mídia, com uma média mensal de 27 matérias, entre televisão, rádio, jornais, sites e portais. Eis a subdivisão por mês: janeiro (35), fevereiro (39), março (21), abril (11), maio (12), junho (59), julho (15), agosto (43), setembro (32), outubro (25), novembro (5) e dezembro (29).
A seguir dividimos os principais meios de comunicação nos quais a Missão Paz foi citada:
- Nas televisões as matérias foram publicadas na Rede TV, Telesur, TV ALESP, TV Aparecida, TV Band, TV Brasil, TV Câmara de SP, TV Canção Nova, TV Cultura, TV Estadão, TV Gazeta, TV Globo, TV Globo News, TV Observatório do 3° Setor, TV Record, Tv Record News e TV Rede Vida.
- Nas rádios foram na Band FM, CBN, Jovem Pan, Milícia da Imaculada, Rádio 9 de Julho, Rádio Agência Nacional, Rádio Brasil Atual, Rádio Capital, Rádio Cultura, Rádio Nacional e Rede Sul.
- Nos jornais, site e portais: BBC, Blog a Tribuna, Blog Crescendo e Vivendo, Blog da Cidadania, Blog da Redação on line, Brasil de Fato, Brasil Radar, Brasil News, Brasil 247, Carta Capital, Ceseep, Coletivo conviva diferente, Combate Racismo Ambiental, Conectas, Conferência dos Religiosos do Brasil, Congregação Israelita Paulista, Correio da Cidadania, Correio do Brasil, Correio do Lago, Democracia e o mundo do trabalho, Diálogos Transformadores FOLHA de SP, Diário da Região, Diário de Jacareí, Diário de Notícias, Diário do Sudoeste, Diário Oficial do Estado de SP, EBC, Época, Escravidão Doméstica, Esquerda Diário, Estadão, Estado de Minas, Folha de Dourados, Folha de S. Paulo, Folha de Valinhos, Folha Vitória, Folha de Pernambuco, G1, Isto É, Isto É Dinheiro, Jornal Alô Brasília, Jornal de Brasília, Jornal de notícias, Jornal do Brás, Jornal do Brasil, Jornal Floripa, Jornal Preliminar, Jornal Tijucas, Opera Mundi, Opinião & Notícia, Migramundo, Monitor Digital, Museu da Imigração do estado de SP, Notícias Cáceres, Notícias Cuiabá, Notícias Tangará, Notícias VG, Nova News, O Informativo do Vale, O São Paulo, O Vale, Pastoral Carcerária, Portal do Magistrado, Repórter Brasil, Repórter Diário, Revista Amazônia, Revista Galileu, Rosa Luxemburgo, R7, Scalabrini Press, SPM, UOL, SEFRAS, Signis Brasil, Sputnik Brasil, SIMN, Tribuna do Sertão, Urgente News, Valor, Veja SP, VICE.
- Na mídia de instituições foi citada no ACNUR, Assembleia Legislativa de SP, Câmara Municipal de SP, Cruz Vermelha Brasileira, Defensoria Publica da União, Fapesp, Filantropia, Ministério Público, MPT, OIT, Portal do Governo SP, Prefeitura de Campinas, Prefeitura de Guarulhos.
- Nos sites de entidades de educação a Missão Paz esteve no Cedeca Interlagos, edisciplinas.usp.br, IHU Unisinos, Instituto Federal SP, NEPO / UNICAMP, Portal metodista, PUC Minas, PUC SP, SENAC, Sistema de Bibliotecas da UNICAMP, UNICAMP, Universidade Metodista de SP, USP.
- Nos sites de coletivos de migrantes: África do coração, Associazione Piemontesi nel Mondo, Bolívia Cultural, El Guia Latino, Guia do imigrante, Planeta América Latina, Union Imigration Services.
A Web Rádio Migrantes também possui uma programação voltada aos temas migratórios, com transmissão de eventos, entrevistas e músicas. Além dela, o programa América Latina No Ar, vai ao ar todo domingo das 18h30 às 19h na Rádio 9 de Julho.
INCIDÊNCIA POLÍTICA
Em 2017, o trabalho de incidência política - advocacy - da Missão Paz acompanhou a elaboração de leis e importantes debates nacionais na temática das migrações.
A prática da incidência política é uma atividade de extrema importância na busca de uma democracia justa e representativa, que fortalece a participação de diferentes atores nos debates de interesse público.
Ao todo, foram mais de 130 atividades de incidência entre reuniões, palestras, rodas de conversa, participação em fóruns e conferências, onde a equipe da Missão Paz esteve presente nas esferas municipal, estadual e federal, levando as contribuições e as demandas diretas observadas no atendimento aos migrantes e refugiados com o objetivo de influenciar a implementação de políticas públicas de inclusão, integração e igualdade de diretos.
A Missão Paz esteve presente no norte do Brasil (Boa Vista e Pacaraima, no Estado de Roraima e Manaus, no Estado do Amazonas) em três ocasiões para acompanhar a chegada da migração venezuelana e compartilhar as experiências adquiridas com a atuação em São Paulo.
A maior conquista do ano foi a aprovação de uma nova Lei de Migração em substituição ao Estatuto do Estrangeiro, da ditadura militar. A recém aprovada Lei estabelece uma política de Estado para as migrações com base na promoção de princípios de direitos humanos, como a não criminalização da migração, o repúdio a quaisquer forma de discriminação. Seguimos na luta!
MISSAS E CELERAÇÕES RELIGIOSAS IGREJA NOSSA SENHORA DA PAZ
A igreja Nossa Senhora da Paz é também Paróquia da Comunidade Latino Americana e da Comunidade Italiana. Mensalmente são celebradas missas em espanhol, italiano, além de português.
Todo primeiro domingo do mês é celebrada a missa da comunidade italiana. No último domingo celebra-se a missa da comunidade Latino-americana. As comunidades também usam o espaço para celebrar festas típicas, realizar encontros, todas religiões e culturas são bem-vindas e acolhidas, como vemos a seguir, nos eventos transmitidos online ou compartilhados em nossa página do facebook.
Calendário 2017
JANEIRO
01 - Confraternização Universal e Independência do Haiti
01 - 11h - Missa Comunidade Italiana
25 - Aniversário de São Paulo
29 - 12h - Missa e almoço Comunidade Latino-americana
FEVEREIRO
05 - 11h - Missa Comunidade Italiana
26 - 12h - Missa e almoço Comunidade Latino-americana (Paraguay)
28 - Carnaval
MARÇO
01 - Quarta-feira de Cinzas e Abertura da Campanha da Fraternidade 2017,
tema: "Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida"
05 - 11h - Missa Comunidade Italiana
08 - Dia Internacional da Mulher
26 - 12h - Missa e almoço Comunidade Latino-americana (Bolívia)
ABRIL
02 - 11h - Missa Comunidade Italiana
09 - 12h Missa de Ramos Comunidade Latino-americana
14 - Paixão de Cristo - Tríduo Pascal
16 - Páscoa da Ressurreição – 12h Missa Comunidade Latino-americana
21 - Tiradentes
24 - 12h - Missa e almoço Comunidade Latino-americana (Chile)
MAIO
01 - Dia do Trabalhador
07- 11h - Missa Comunidade Italiana
14 - Dia das Mães
18 - Celebração da Bandeira – Haiti
28 - 12h - Missa e almoço Comunidade Latino-americana (Colômbia)
JUNHO
01 - Bem Aventurado João Batista Scalabrini
04 - 11h - Missa e Confraternização Comunidade Italiana
15 - Corpus Christi
18 a 25 – Semana Nacional do Migrante
20 - Dia do Refugiado
24 - Início das Quermesses Paróquia Nossa Senhor da Paz
25 - 12h - Missa Comunidade Latino-americana e encontro festivo (Italianos)
JULHO
01, 02, 08 e 09 - Quermesses Paróquia N.S Paz
02 - 11h - Missa Comunidade Italiana
06 – Eleição Palha Boliviana – escolhida a representante para a Festa da Bolívia Fé e Cultura
09 - Festa da Nossa Senhora da Paz / 4° Aniversário da Web Rádio Migrantes (www.migrantes-es.net)
23 - 12h - Missa e Festa da Colômbia: Divino Niño e Virgen de Chiquinquirá
30 - 12h - Missa e Festa do Chile: Virgen del Carmen
AGOSTO
06 - 11h - Missa Comunidade Italiana
12 – Misa en Honor a la Santísima VIRGEN DE URCUPIÑA
Festa:
13 - Dia dos Pais
28- Missa e Festa Comunidade Latino-americana (Perú)
SETEMBRO
03 - 11h - Missa Comunidade Italiana
07 - Independência do Brasil - Grito dos Excluídos
24 - 12h - Missa e almoço Comunidade Latino-americana (Paraguay)
OUTUBRO
01 - 11h - Missa Comunidade Italiana
04 - São Francisco de Assis
12 - Nossa Senhora Aparecida - 300 anos em foi encontrada a Imagem de Aparecida
21 – Procesión Del Señor de lós Milagros
29 - 12h- Missa e Festa do Perú: Señor de los Milagros
NOVEMBRO
02 - Finados - 12h Missa Comunidade Latino-americana
04 - Dia de São Carlos Borromeu
05 - 11h - Missa Comunidade Italiana
25 - 12h - Missa e Festa do Equador: Virgen del Quinche
26 - 12h - Missa e almoço Comunidade Latino-americana (Bolívia)
28 - Dia da Fundação da Congregação Scalabriniana (130 anos)
DEZEMBRO
03 - 11h - Missa Comunidade Italiana
10 - 11h- Missa e Festa do Paraguay: Virgen de Caacupé
12 – Missa e Festa Nossa Senhora de Guadalupe
18 - Dia Mundial do Imigrante
25 - NATAL –-Nascimento de Jesus
31 - 12h - Missa e almoço Comunidade Latino-americana
Comments