Centro de Estudos Migratórios participa da mesa Trânsitos coloniais e identidades subalternas
- Missão Paz
- 23 de abr. de 2015
- 1 min de leitura
Conferências e conversas sobre política, trânsitos coloniais, identidades, ideais, música e resistência fizeram parte do "I Encontro Revolução dos Cravos e os Trânsitos Coloniais", realizado em São Paulo na Casa de Portugal. Paolo Parise do Centro de Estudos Migratórios / Missão Paz participou da mesa redonda do dia 23 de abril que discutiu as identidades subalternas.
Na sua colocação, Paolo além de fazer referência à atuação e aos serviços da Missão Paz apresentou o crescimento da imigração africana a partir do banco de dados da Missão Paz. Como se pode observar atualmente representam o 13,09% dos imigrantes/refugiados atendidos.

Este crescimento está de acordo com os dados da Polícia Federal que destaca um crescimento deste fluxo migratório: em 2000 no Brasil moravam 1.054 africanos regularizados de 38 nacionalidades enquanto em 2012 cresceram para 31.866 de 48 nacionalidades.
A apresentação terminou apontando as problemáticas que os africanos vivenciam em São Paulo e destacou as riquezas e potencialidades desta presença.

Komentar