Buscar
Missão Paz e acolhida emergencial na mídia
- Missão Paz
- 20 de mai. de 2015
- 3 min de leitura
A Missão Paz tem saído diversas vezes na mídia nos últimos dias com a chegada de 140 imigrantes no local e a notícia de que cerca de mil chegariam ao longo da semana. O governo federal supendeu essa ação desde então, mas ficamos sempre com o lembrete de que precisamos de políticas públicas mais concretas, face a nova realidade migratória brasileira.
Clique nas reportagens para vê-las na íntegra.
Canção Nova: Ministério da Justiça suspende envio de haitianos para SP - O Ministério da Justiça suspendeu o envio de imigrantes do Acre para a capital paulista. Desde o começo do ano mais de mil haitianos chegaram em São Paulo. Na última segunda-feira, 18, pelo menos 20 desembarcaram na cidade.
CBN: Igreja que recebe haitianos em SP já está superlotada - São 240 pessoas que lotam uma casa e um salão improvisado na Missão Paz, no Glicério, na região central. O padre Paolo Parise, responsável pelo abrigo, recebeu a notícia da chegada de mais 900 imigrantes com apreensão.
EBC: Mesmo com suspensão, mais haitianos devem chegar nos próximos dias a SP - Apesar de o Ministério da Justiça ter suspendido ontem (19) o transporte de imigrantes haitianos do Acre para a cidade de São Paulo, ônibus que já estão na estrada devem continuar chegando à capital paulista nos próximos dias.
Estadão: Mulheres engrossam filas em entidade - Em dois dias, 20 haitianas chegaram e passaram a viver em salão na Missão Paz; viagem entre países chega a superar 20 dias.
Estadão: Sem avisar, Acre envia haitianos a SP e número de mulheres surpreende - Missão Paz, na região do Glicério, recebeu em apenas um dia o triplo de imigrantes que chegam diariamente ao centro de acolhida.
Estadão: Ministério barra envio de haitianos a São Paulo - Decisão ocorreu após reação de Haddad; governo federal custeou os ônibus para transferir 945 imigrantes do Acre para outros Estados.
Estadão: Governo vai pedir ajuda para evitar tráfico de haitianos por 'coiotes' - Ministro da Justiça diz em entrevista à 'Rádio Estadão' que faltou 'diálogo' com o Acre, que enviou haitianos a São Paulo sem avisar.
G1: 'Estamos em emergência', diz padre que acolhe haitianos em SP - A igreja que recebe haitianos no Centro de São Paulo está “desde outubro" em "emergência”, disse o padre responsável pelo templo, Paolo Parise. Desde o início da semana, a Paróquia Nossa Senhora da Paz, na Rua do Glicério, recebeu, sem aviso, cerca de 130 imigrantes do Haiti vindos do Acre.
G1: Acordo suspende envio de haitianos do Acre para a cidade de São Paulo - Ministério da Justiça pede que ações sejam coordenadas entre órgãos. Prefeito de SP reclamou de não ser informado sobre nova leva de haitianos. G1: Emprego para haitianos caiu para 5%, diz padre que acolhe imigrantes em SP - Acordo suspendeu envio de imigrantes que vinham do Acre para São Paulo. Paróquia que recebe os haitianos está lotada.
Jornal A Cidade: Sem avisar, Acre envia haitianos a São Paulo - O principal ponto de apoio de haitianos em São Paulo, a Missão Paz, na região do Glicério, centro, recebeu em apenas um dia o triplo de imigrantes que costumam vir do Acre.
Jornal da Band: Governo se reúne com Acre para discutir situação dos haitianos - Desde 2010, mais de 40 mil pessoas deixaram o Haiti para tentar vida nova no Brasil. Muitos entram ilegalmente pela na capital acreana e seguem para cidades do sul do país, onde vivem em situação precária.
Jornal Hoje: Prefeito de São Paulo diz que não foi avisado sobre chegada de haitianos - Até o fim do ano passado quase 40 mil imigrantes chegaram no país. Governador do Acre diz que não tem condições de abrigar imigrantes.
SBT: Governo suspende envio de haitianos do Acre para São Paulo - A viagem dos haitianos para o Brasil pode durar cerca de um mês. Quando eles chegam ao país, estão com fome, cansados e esperançosos. Mas o número de imigrantes aumentou muito e as cidades não estão mais conseguindo abrigá-los de forma planejada. Por isso, o Ministério da Justiça suspendeu o envio de haitianos do Acre para outros estados brasileiros.

Comments