Migração africana no contexto da globalização excludente
- Missão Paz
- 31 de out. de 2015
- 1 min de leitura
O moçambicano Cornélio, que trabalha na Casa do Migrante da Missão Paz, realizou uma palestra na comunidade teológica internacional João XXII do Ipiranga, São Paulo.
Para entender a migração atual africana, propôs como ponto de partida uma leitura do atual contexto de globalização excludente e neoliberal. Com a consolidação do neoliberalismo, os países periféricos “africanos” iniciaram sua submissão ao Fundo Monetário Internacional – FMI, Banco Mundial - BM, Banco Internacional de Desenvolvimento - BID e a Organização Mundial do Comercio - OMC. Este sistema orquestra a vida em países africanos para poderem sobreviver.
Como fruto de consolidação do neoliberalismo, o ser humano foi substituído pelo lucro privado de uma minoria da população, gerando a exclusão econômica de aproximadamente de 70% da população africana. As vítimas do projeto neoliberal procuram mecanismos de sobrevivência. É dentro desta dinâmica de busca de meios de sobrevivência, causada pela pobreza surgida da ganância de um grupo minoritário, que devemos entender a mobilidade humana forçada no continente africano particularmente na República Democrática do Congo, Nigéria, Angola, Mali, Guiné Conacry, Guiné-Bissau e Togo. Segundo dados da ONU, dos 232 milhões de imigrantes internacionais no mundo, 19 milhões são africanos.

תגובות