top of page

Consulta pública para a criação da Política Municipal para População Imigrante

  • Foto do escritor: Missão Paz
    Missão Paz
  • 17 de fev. de 2016
  • 2 min de leitura

É oportuna e necessária a mobilização social para a elaboração e aprovação de uma política migratória na capital paulista, que tem tido crescimento relativo da presença de imigrantes. Esta importante iniciativa tem motivações nas reivindicações de comunidades, grupos e organizações de migrantes ou que atuam na defesa de seus direitos, como a Missão Paz. E há também certo histórico de reivindicações nesse tema.

No início da década de 1990 a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo publicou resolução impedindo que filhos de imigrantes sem documentos fossem matriculados nas escolas. Diante disso, o então cardeal-arcebispo da Arquidiocese de São Paulo, Dom Paulo Evaristo Arns, acionou a Comissão de Justiça e Paz reivindicando a revogação daquela resolução. Cinco anos depois, o governador Mário Covas e Belisário dos Santos Jr., seu Secretário de Justiça e Defesa da Cidadania, revogaram a mal fadada resolução. Outra mobilização digna de nota ocorreu no limiar dos anos 2000. A Prefeita de São Paulo, Marta Suplicy promoveu o PSF – Programa Saúde da Família, que realizava visitas em domicílio para incluir grupos sociais vulneráveis na política de saúde municipal. Pois bem, a pastoral do migrante, em diálogo com o PSF da subprefeitura da Mooca, reivindicou e conseguiu a criação de uma Lei que possibilitasse a contratação de imigrantes para as equipes do PSF destinadas a visitar oficinas de costura e bairros onde houvesse presença de imigrantes.

Oxalá essas experiências possam inspirar os debates e articulações dos diversos grupos em torno da política migratória que Fernando Haddad, atual prefeito, quer discutir e implementar no município. O trabalho não será fácil, mas o histórico ajuda. Ademais, pode inspirar outros municípios a fazerem arranjos políticos semelhantes.

A Missão Paz é uma das 13 entidades de direitos humanos ligadas aos imigrantes que junto com 13 secretarias municipais participou do processo de elaboração da proposta de Política Municipal para População Imigrante.


 
 
 

Comments


Destaques
Últimas Notícias
bottom of page