Missão Paz participa do Seminário sobre a proteção dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras mi
- Missão Paz
- 12 de mar. de 2016
- 2 min de leitura
A garantia dos direitos desses trabalhadores na América Latina e Caribe é o tema do Seminário Regional de Cooperação Sul-Sul realizado em Brasília de 8 a 10 de março.
Na mesa de abertura estiveram presentes o Ministro do Trabalho e Previdência Social, Miguel Rossetto, o ministro do Tribunal Superior do Trabalho e membro da Comissão de Peritos em Aplicação de Normas Internacionais da OIT, Lélio Bentes Corrêa, o secretário Especial do Trabalho, José Lopes Feijó, o secretário de Inspeção do Trabalho, Paulo Sérgio de Almeida, o secretário Nacional de Justiça, Beto Vasconcelos e o diretor da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil, Peter Poschen. O ministro do Trabalho e Previdência Social, Miguel Rossetto, em sua fala de abertura afirmou que nascemos em territórios diferentes, mas somos iguais em direitos.
O objetivo do seminário é promover a troca de informações e experiências sobre migração laboral entre os países da América Latina e do Caribe. Promovido pela OIT e pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social, o evento reuniu cerca de 70 participantes, entre especialistas internacionais e delegações tripartites formadas por membros de governos e de organizações de empregadores e trabalhadores, representando Argentina, Brasil, Costa Rica, Chile, México e Trinidad e Tobago.
A Missão Paz foi convidada, pela organização do seminário, a expor como “boa prática” a experiência do eixo trabalho que iniciou em 2012. Pra ter uma ideia da evolução é suficiente lembrar que no ano de 2012 a mediação trabalho ajudou 452 imigrantes e refugiados a encontrar trabalho, em 2013 foram 1.203, em 2014 alcançaram 2.739 e em 2015 foram 1.488. Em quatro anos de existência o eixo trabalho ajudou 5.882 imigrantes e refugiados a encontrar trabalho. A completar a atuação do eixo trabalho está o setor de cursos que em 2015 encaminhou 1.987 pessoas a realizar cursos de vária natureza. Além de apresentação de dados estatísticos, na colocação foi explicado que o específico do eixo trabalho da Missão Paz é atuação multidimensional e interdisciplinar, perspectiva intercultural e exigência de previa preparação, seja dos empregadores seja dos imigrantes e refugiados.

Comments