Do pátio da Missão Paz para a Vila Itororó: a peça Cidade Vudu
- Missão Paz
- 15 de mai. de 2016
- 1 min de leitura
Um ano atrás José Fernando de Azevedo, Renan Tenca Trindade e Teth Maiello foram até a Missão Paz com um projeto. Tratava-se de passar tempo nos espaços da entidade para conhecer, observar, conversar com os imigrantes haitianos. O resultado final desta aproximação deveria ser uma peça. Poucos dias depois a experiência começou e os três junto, com outros integrantes do Teatro de Narradores, começaram a frequentar o pátio e outros espaços. Com o tempo alguns haitianos foram convidados a participar do projeto.
Os meses passaram e a peça Cidade Vodu estreou, integrou a Programação da Mostra Internacional de Teatro – MITsp (2016). E domingo, 15 de maio, o espetáculo estará terminando a temporada na Vila Itororó.
A peça sobrepõe páginas de ontem e de hoje, cenas de escravidão e de revolução, terremoto e migração... Narrativas individuais e coletivas se juntam. E tudo contado através de um itinerário onde o espectador passa entre encenações, projeções, danças, músicas, cenografia e culinária. Sim até culinária! O percurso conduz até uma pracinha onde é servida “sopa joumou”, uma sopa que os haitianos costumam comer no primeiro dia do ano para comemorar o dia da independência do país. A sopa de abóbora era um prato proibido aos escravos e, através do seu consumo, os haitianos celebram o fim da escravidão.
A peça oferece boas oportunidades de reflexão e críticas ao passado e ao presente.
Tomara que uma nova temporada possa acontecer, para que mais pessoas tenham a chance de participar!

Comments