top of page

II Simpósio Internacional sobre Religião e Migração

  • Foto do escritor: Missão Paz
    Missão Paz
  • 13 de jun. de 2016
  • 2 min de leitura

Aconteceu de 6 a 8 de junho no campus da PUC (Pontifícia Universidade Católica) em São Paulo, o II Simpósio Internacional sobre Religião e Migração, com o tema "Diásporas africanas e processos sociorreligiosos". O evento contou com transmissão ao vivo pela Rádio Migrantes Español.

O simpósio foi repleto de conferências, como "África das Religiões" com o Prof. Dr. Fabio Baggio do SIMI (Scalabrini International Migration Intstitute) de Roma. "A África é um continente altamente religioso. Uma pesquisa aponta que 90% considera a espiritualidade importantíssima", aponta Baggio.

Paolo Parise, um dos diretores da Missão Paz, fez um panorama das migrações africanas no Brasil. Angola, Congo e Nigéria lideram as nacionalidades africanas mais atendidas pela Missão Paz nos primeiros cinco meses deste ano.

As sessões de comunicação expuseram trabalhos de acadêmicos das áreas de mestrado e doutorado sobre religião e todos os fluxos migratórios no Brasil. Foram cinco mesas de debate com 26 trabalhos, com abordagens como: chegada do islamismo no Brasil: migrações forçadas; imigração e esoterismo na América Latina; sincretismo e diálogo inter-religioso; imigração boliviana; o significado religioso de conceber um filho no Brasil segundo a tradição banto; migrações e religiões chinesas e festas do afro catolicismo no Brasil, entre outros. Os trabalhos serão compilados e farão parte do próximo livro do simpósio.

O terceiro dia do evento começou com a conferência "Recriações religiosas da África no Brasil" com o sociólogo, professor e escritor Reginaldo Prandi, autor do livro "Mitologias dos Orixás", indicado ao Prêmio Jabuti.

O livro “Mobilidade Humana e Identidades Religiosas” foi lançado no evento, com os principais textos apresentados no I Simpósio Internacional sobre Religião e Migração, em 2015. O livro tem como coordenadores padre Paolo Parise do CEM (Centro de Estudos Migratórios) da Missão Paz, padre Fabio Baggio do SIMI (Itália) e Professor Wagner Lopes Sanches da PUC-SP. O processo imigratório haitianos no Brasil; religião e identidade do povo armênio em São Paulo; sincretismo e resistência entre os migrantes; os imigrantes brasileiros na região da nova Inglaterra, imigração palestina no Brasil; migração boliviana e religião na cidade de São Paulo são alguns dos temas abordados nas conferências, mesas-redondas e comunicações do I simpósio que serão encontrados no livro, que pode ser adquirido na rede de livrarias e na loja virtual da Editora Paulus e também, a um preço especial, no CEM da Missão Paz.

A mesa-redonda "Organizações dos migrantes africanos no Brasil" fechou o evento com as presenças de Souleymane Diakite (Associação da Costa do Marfim), Adama Konate (fundador e secretário da União Malinesa de São Paulo) e Jean Katumba Mulondayi (coordenador da Copa de Integração dos Refugiados e secretário geral da Associação “África do Coração”).


Clique aqui para ouvir as gravações das conferências.


 
 
 

Comments


Destaques
Últimas Notícias
bottom of page