Missão Paz participa do V RI em Debate: Refugiados - a questão feminina
- Missão Paz
- 14 de jun. de 2016
- 2 min de leitura
A Empresa Júnior do curso de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (USP), RI USP Jr, organizou nos dias 23, 24 e 25 o V RI em Debate com o tema refugiados. O evento, organizado periodicamente pelos estudantes com o apoio do Instituto de Relações Internacionais da universidade (IRI/USP), tem como objetivo trazer para discussão temas importantes para o estudo das relações internacionais com a presença de palestrantes que estudem ou atuem nas áreas selecionadas para discussão. Os temas específicos para o debate dentro da temática do refúgio foram a Questão Feminina, Políticas Públicas e Representação Midiática.
A voluntária da Missão Paz, Patrícia Nabuco Martuscelli, participou da mesa do dia 23 de maio de 2015 sobre a questão feminina e refugiados juntamente com Camila Sombra Muiños de Andrade (advogada da Caritas Arquidiocesana de São Paulo), Vanessa Celano Tarantini (Coordenadora do projeto “Empoderando Mulheres Refugiadas” do Pacto Global em Parceria com o PNUD) e a Professora Janina Onuki (IRI/USP) como mediadora. Patrícia, em sua fala “Meninas, Mulheres e Refugiadas”, destacou como algumas teorias de Relações Internacionais poderiam abordar o tema, com especial ênfase para as teóricas feministas e o livro organizado por Alexander Betts e Gill Loescher, Refugees in International Relations (2011). Em seguida, foi apresentada a situação das meninas refugiadas que são duplamente invisibilizadas dentro das categorias mulheres e crianças e sofrem perseguições específicas e violência baseada no gênero. Por fim, a palestrante abordou outros temas fundamentais tais como reunião familiar e a questão de que as mulheres e meninas refugiadas sofrem uma série de discriminações que se sobrepõe por causa de seu status migratório, idade, gênero, nacionalidade e religião dentre outros.
Patrícia ainda retratou brevemente a atuação da Missão Paz com mulheres imigrantes e refugiadas, destacando a necessidade de empoderar esse grupo garantindo sua voz. Foi lembrada a importância do IV Seminário Vozes e Olhares Cruzados: Rostos femininos das migrações no Brasil, realizado em novembro de 2015 pela Missão Paz. Nesse momento, mulheres imigrantes e refugiadas de diferentes partes do mundo se apresentando como protagonistas de suas trajetórias migratórias fizeram o público refletir sobre como é ser mulher imigrante no Brasil. Além disso, foi recordado que a Revista Travessia, publicada pelo Centro de Estudos Migratórios (CEM/Missão Paz), está organizando um Dossiê com o tema “Rostos Femininos nas Migrações”.
O evento trouxe luz sobre um importante ator muitas vezes silenciado na questão do refúgio: a mulher. Discutir o que significa o feminino e o refúgio faz-se necessário nos dias de hoje em que o número de pessoas em necessidade de proteção internacional aumenta a cada ano. Parabéns ao RI USP Jr por essa iniciativa e pela escolha de colocar na agenda de discussão o tema sob essa ótica tão necessária tanto na academia como em políticas públicas.
Comentarios