Dia Mundial do Refugiado
- Missão Paz
- 21 de jun. de 2016
- 1 min de leitura
A Assembleia Geral das Nações Unidas estabeleceu esta data, celebrada desde 2001, com a finalidade de chamar atenção para os problemas vividos por milhões de pessoas que forçosamente são obrigadas a deixar suas casas para fugir de guerras, conflitos, perseguições e violações de direitos humanos.
Neste dia, a Missão Paz faz suas as palavras do papa Francisco, proferidas em ocasião de sua viagem na ilha de Lampedusa, no dia 8 de Julho de 2013. Diante da indiferença em relação aos refugiados Francisco afirmava:
“A cultura do bem-estar, que nos leva a pensar em nós mesmos, torna-nos insensíveis aos gritos dos outros, faz-nos viver como se fôssemos bolhas de sabão: estas são bonitas mas não são nada, são pura ilusão do fútil, do provisório. Esta cultura do bem-estar leva à indiferença a respeito dos outros; antes, leva à globalização da indiferença. Neste mundo da globalização, caímos na globalização da indiferença. Habituamo-nos ao sofrimento do outro, não nos diz respeito, não nos interessa, não é responsabilidade nossa!”

Comentários