Primeiro ministro da Itália em São Paulo: na acolhida aos imigrantes se medem os valores de uma soci
- Missão Paz
- 5 de ago. de 2016
- 2 min de leitura
Matteo Renzi, primeiro ministro da Itália, veio ao Brasil para participar da Abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Na tarde do dia 4, ele fez uma rápida passagem por São Paulo, onde visitou o Circolo Italiano para se encontrar com uma das maiores comunidades italianas no país. Ao falar com os presentes, Renzi lembrou que há exatamente 110 anos, no dia 4 de agosto de 1906, o navio italiano denominado “Sirio” afundou próximo a Espanha. O balanço da tragédia superou os 500 mortos. O navio partira do porto de Gênova e tinha como destino o Brasil, Uruguai e Argentina.
O sonho de uma vida melhor daqueles imigrantes italianos afundou junto com o navio. Matteo Renzi aproveitou para acrescentar que hoje isso se repete no Mediterrâneo, onde muitos imigrantes arriscam a vida na travessia desse mar. Ele destacou também que a Itália não virará as costas à essas pessoas, mas que continuará a socorrê-las. Pois, é nisso que se expressam os valores de uma civilização: na capacidade de acolher.
Vale a pena acompanhar as palavras do Renzi a esse respeito:
“... o 4 de agosto de 110 anos atrás, no meio ao mar, enquanto tentavam migrar, aqueles que morriam em meio ao mar éramos nós! Aqueles que morriam nos barcos do desespero eram os italianos. E alguns de vocês provavelmente são descendentes de famílias que com coragem e também com muita dor deixaram seu país para correr atrás de um sonho. A maneira mais séria para serem fieis àquela história, para honrarem seus pais, seus avós e também para lembrarem àqueles que, no 4 de agosto de tantos anos atrás, não conseguiram, e com eles outros, é recomeçar dos valores grandes da nossa cultura. O grande valor é aquele que quando vê uma pessoa no meio ao mar, você não se vira do outro lado, como alguém queria fazer, mas vai lá e o salva. Porque precisa salvar a dignidade do homem.”
Clique aqui para assistir ao vídeo.

Foto: Comites SP
Commentaires