500 Bolivianos são atendidos em Mutirão em Americana
- Missão Paz
- 25 de out. de 2016
- 1 min de leitura
No último fim de semana, dias 23 e 24 de outubro, foi realizada uma ação para a obtenção de documentação dos bolivianos que moram em Americana (SP). Rigoberto Olivares e Janaína Ferreira da Silva, do setor de documentação da Missão Paz, ajudaram no processo de regularização migratória junto à Polícia Federal, enquanto a equipe móvel do Consulado Geral da Bolívia de São Paulo emitiu documentos nacionais, como antecedentes criminais, registros e cópias de certidões de nascimento, casamento e cédulas de identidades. Claudio Martin Luna Marconi, Cônsul Geral da Bolívia, esteve presente durante a ação.
Um grupo de religiosos do seminário João XXIII, que há tempos atua no município, também nos apoiou na articulação para que e a comunidade São Francisco de Assis, da paróquia São Vito, cedesse a infraestrutura. O resultado magnífico desta sinergia foram 500 bolivianos atendidos.
A maioria das famílias bolivianas vive no bairro Bertini. No entanto, existem pequenas comunidades bolivianas nas cidades de Nova Odessa, Santa Bárbara d'Oeste, Sumaré, Limeira e Indaiatuba.
Ações como esta tem suma importância, já que a documentação é o primeiro passo para ter acesso aos direitos, em qualquer lugar do mundo. O que abre caminho a trabalhos dignos e formais, acabando com a invisibilidade causada pela irregularidade migratória.
Comments