Missão Paz participa de Seminário da OIT
- Missão Paz
- 4 de nov. de 2016
- 2 min de leitura
A Missão Paz participou do seminário 'Proteção dos Direitos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Migrantes' da OIT (Organização Internacional do Trabalho) e do Ministério do Trabalho, ontem (3) em São Paulo. O II Seminário de Cooperação Sul-Sul sobre a Proteção dos Direitos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Migrantes na América Latina e no Caribe é a terceira participação da Missão Paz no projeto de cooperação Sul-Sul em 2016. A primeira foi em Brasília e a segunda em Santiago do Chile. Ofélia Silva, coordenadora do Programa de Migrações na América do Sul da Fundação Avina, que trabalha com desenvolvimento sustentável em toda América Latina, fez referência à atuação da Missão Paz como “exemplo de mediação entre os imigrantes no sul global”.
Depois da apresentação de Leonardo Cavalcanti, docente da UnB e coordenador do OBMIGRA, sobre a inserção dos haitianos no mercado de trabalho formal, Pe. Paolo Parise, um dos diretores da Missão Paz, apresentou uma visão sintética da conjuntura atual.
"A difícil conjuntura econômica brasileira atingiu não só os brasileiros, mas também os haitianos. Alguns estão sobrevivendo graças ao envio de remessas por parte de familiares que se encontram nos EUA, França e outros países. Outros estão saindo daqui rumo ao Chile e EUA. Ao mesmo tempo, a política americana fechou as fronteiras aos haitianos no final de setembro, provocando um crescimento dos que se encontram no México perto da fronteira", alertou Parise.
As palavras de boas-vindas ficaram a cargo de Paulo Sérgio de Almeida, presidente do CNig (Conselho Nacional de Imigração), seguido por Guillermo Dema, especialista regional em Emprego para Juventude e Migração Laboral do escritório regional da OIT e Rodrigo Sandova, chefe nacional do Departamento de Extranjería y Migración del Ministerio del Interior do Chile.
A programação contou com três mesas: Implementação do art. 2 da Convenção 97 da OIT, com moderação de Ofélia Silva; A Inserção Laboral dos Migrantes Haitianos no Brasil, com Leonardo Cavalcanti e Legislação e Normas Existentes em Matéria de Migração Laboral, com William Mejiá, consultor da OIT. No final do dia, uma dinâmica de grupo aprofundou os aspectos levantados.
Comments