Voluntária da Missão Paz é premiada por trabalho sobre CRIANÇAS-SOLDADO. São 18 mil apenas na Colômb
- Missão Paz
- 2 de dez. de 2016
- 2 min de leitura

“Crianças-Soldado na Colômbia: a Construção de um Silêncio na Política Internacional”, foi uma das dissertações de mestrado premiadas na I Conferência Latino-Americana e VII Seminário Nacional da Cátedra Sérgio Vieira de Mello. A autora do trabalho é Patrícia Nabuco, voluntária do CEM (Centro de Estudos Migratórios) da Missão Paz. Nabuco é doutoranda em Ciência Política pela USP e mestre em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília
"Esse é um tema que precisa de muito mais atenção. Está ainda muito ligado aos casos africanos, mas acontece em todas as partes do mundo. Mais de 18 mil crianças passam por isso na Colômbia. Essa situação condena toda uma geração que está tendo todos os seus direitos humanos completamente violados. São empregados nas piores atividades, como na colocação de minas", afirma Patrícia.
"Muitas famílias fazem deslocamento forçado para evitar que seus filhos sejam recrutados. Isso acontece muito também em campos de refugiados, pois são locais desprotegidos, perto de fronteiras, com crianças ociosas. Isso às vezes se torna a única opção para que estas crianças não passem fome. No mundo de hoje, com o aumento de conflitos ao redor do mundo, mais e mais crianças estão sendo forçadas a entrar em grupos armados. No caso da Síria, estão sendo forçados a entrar no Estado Islâmico e sendo usados como crianças-bomba. A mídia, a sociedade e os tomadores de decisão precisam olhar para essa tragédia com muito mais atenção", alerta a pesquisadora.
A ONU calcula que existam mais de 300 mil crianças-soldado em todo o mundo. Os trabalhos foram selecionados por uma banca avaliadora composta por membros da cátedra e da ACNUR, agência da ONU para Refugiados, de acordo com a relevância da pesquisa. O evento ocorreu na Universidade Federal do ABC (UFABC) em 25/11.
Acesse o trabalho completo aqui.
Comentários