Missão Paz na UNICAMP
- Missão Paz
- 17 de ago. de 2017
- 1 min de leitura

Há tempo existe uma parceria que vem se consolidando entre o IFCH - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, o NEPO – Núcleo de Estudos Populacionais, ambos UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas e a Missão Paz. Dentro desta colaboração, no dia 16 de agosto Pe. Paolo Parise e José Carlos Pereira, ambos da Missão Paz, realizaram duas palestras na disciplina “Migrações Internacionais”, cuja responsável é a Profa. Dra. Rosana Baeninger. Esta é também coordenadora do Observatório das Migrações em São Paulo e da Cátedra Sérgio Vieira de Mello na UNICAMP.
Pe. Paolo concentrou sua fala na interação entre as demandas dos fluxos migratórios e as respostas da Missão Paz. A instituição ao longo das décadas foi modelando respostas e ações, procurando responder aos novos desafios, resultando numa estrutura extremamente dinâmica.
José Carlos falou sobre as conexões entre a migração sazonal interna no Brasil e a migração internacional. Destacou a migração de jovens rurais do Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais, para trabalhar em serviços domésticos, no setor sucroalcooleiro em São Paulo, sul de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e daí para Portugal, Espanha, EUA. A vulnerabilidade econômica e social, a indocumentação, o trabalho precarizado, a xenofobia sofrida por esses jovens emigrantes são semelhantes às sofridas por imigrantes que chegam ao Brasil. No entanto, esses migrantes estão sempre contribuindo para ampliar as riquezas econômicas, culturais e políticas dos países aonde chegam em busca de vida digna.

Kommentarer