Sociedade civil pede reunião pública em São Paulo sobre a regulamentação da nova Lei de Migração
- Missão Paz
- 9 de nov. de 2017
- 4 min de leitura

Um grupo de 39 instituições composto por órgãos do Estado, organizações da sociedade civil, organismos internacionais e entidades acadêmicas encaminharam, no dia 8 de novembro, um ofício aos ministros da Casa Civil, Justiça, Trabalho e Relações Exteriores e ao diretor-geral da Policia Federal, solicitando a realização de uma reunião pública em São Paulo.
Membros deste grupo participam ativamente, desde 2014, do processo de construção da nova Lei de Migração nº 13.445/2117 sancionada em 24 de maio de 2017, pelo Presidente da República.
A Lei de Migração entra em vigor no próximo dia 21 de novembro e desde sua sanção a sociedade civil tem pleiteado, junto ao Governo, participação no processo da regulamentação, o que, exceto pela atividade do Fórum de Participação Social realizado pelo Conselho Nacional de Migração - CNIg, em 4 de agosto de 2017, não foi atendido durante os debates ministeriais sobre o decreto que deverá regulamentar esta nova lei.
No dia 1° de novembro a Casa Civil disponibilizou o texto para consulta pública on-line através do Portal Participa.br e irá realizar uma reunião pública em Brasília, no próximo dia 13 de novembro. No entanto, dado o curto espaço de tempo em que essas iniciativas foram organizadas e a distância de Brasília do grande centro migratório do Brasil, não proporcionam a participação de um grande número de atores relevantes e interessados no tema.
Assim, diante das numerosas e relevantes preocupações em relação à minuta proposta e a iminente entrada em vigor da Lei o grupo solicitou, através deste ofício, que haja uma discussão ampla e estruturada que contemple a participação de migrantes, refugiados e organizações residentes e atuantes no município de São Paulo e região.
Até o presente momento, somente o Ministério do Trabalho confirmou a presença do presidente do Conselho Nacional de Migração (CNIg). Aguardamos a manifestação dos demais ministérios para confirmar a viabilidade da reunião.
Segue o ofício:
Ao Ministro da Casa Civil
Sr. Eliseu Padilha
Ao Ministro da Justiça
Sr. Torquato Jardim
Ao Ministro das Relações Exteriores
Sr. Aloysio Nunes
Ao Ministro do Trabalho
Sr. Ronaldo Nogueira
Ao Diretor Geral da Polícia Federal
Sr. Leandro Daiello Coimbra
Assunto: Convite para reunião pública em São Paulo sobre a regulamentação da nova Lei de Migração
Excelentíssimos Senhores,
As organizações e pessoas abaixo-assinadas participaram e contribuíram desde o ano de 2014 no processo de construção da nova Lei de Migração nº13.445/2117 sancionada, pelo Presidente da República, em 24 de maio de 2017.
Consideramos que a aprovação desta Lei é resultado de uma rica construção democrática, que envolveu os três poderes por meio de diversos setores governamentais, assim como a sociedade civil de modo amplo; estabelecendo-se um diálogo aberto entre as inúmeras instâncias do poder público federal e organizações religiosas e laicas, representantes do setor privado, coletivos de migrantes, bem como acadêmicos e organismos internacionais. Ao longo deste processo, as observações feitas por entidades da sociedade civil foram tratadas de modo respeitoso e a incorporação de sugestões feitas pelas instituições demonstra que é valioso o resultado do diálogo aberto entre os diversos atores (governamentais e sociais) que têm vínculo relevante com o tema das migrações.
Consideramos também essencial que a discussão pública das normativas de migrações seja mantida de maneira qualificada e que a possibilidade de apresentar sugestões através da consulta pública on-line e da previsão de uma reunião pública em Brasília no próximo dia 13 de novembro de 2017 são medidas positivas. No entanto, dado o curto espaço de tempo em que foram organizadas não proporcionam a participação de um grande número de atores relevantes e interessados no tema.
Tendo em vista a garantia de uma discussão ampla e estruturada que contemple a participação de migrantes, refugiados e organizações residentes e atuantes no município de São Paulo e região; e considerando as numerosas e relevantes preocupações em relação à minuta proposta e a iminente entrada em vigor da Lei vimos, por meio deste ofício,
(i) solicitar a ampliação do prazo da consulta pública on-line;
(ii) convidar vossas excelências e membros de suas equipes encarregados do tema para uma reunião pública a ser realizada em 15 de novembro de 2017, em São Paulo, local a ser definido e informado oportunamente.
Reforçamos que o equilíbrio adequado entre ampla participação e regulamentação tempestiva da Lei de Migrações reclama ações urgentes e bem preparadas, para o que as entidades abaixo-assinadas reforçam sua disposição.
Respeitosamente,
ADUS - Instituto de Reintegração do Refugiado
ASBRAD - Associação Brasileira de Defesa da Mulher da Infância e da Juventude
Caritas Arquidiocesana de São Paulo
Caritas Arquidiocesana do Rio de Janeiro
Cátedra Sergio Vieira de Mello da Universidade Federal de Roraima – UFRR
CDHIC - Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante
CEM - Centro de Estudos Migratórios
CMDH - Diocese de Roraima
Centro Pastoral para Migrantes Cuiabá/MT
CEPRI - Centro de Proteção a Refugiados e Imigrantes da Fundação Casa Rui Barbosa
Coletivo Rede Migração Rio
Comitê Migrações e Deslocamentos da Associação Brasileira de Antropologia (ABA)
Conectas Direitos Humanos
Coordenação de Políticas para Migrantes (Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania – SMDHC/São Paulo)
CUT - Central Única dos Trabalhadores
Deputado estadual Carlos Bezerra Jr.
ESF - Espacio Sin Fronteras
Estou Refugiado
Fundación Avina
GT-Migração da CONAETE do MPT
Grito do Excluídos Continental
Grupo de Trabalho Migrações e Refúgio da Defensoria Pública da União
Human Rights Watch
IMDH - Instituto Migrações e Direitos Humanos
Instituto Igarapé
ITTC – Instituto Terra Trabalho e Cidadania
LEM - Laboratório de Estudos Migratórios da UFSCar
Ministério Público Federal - Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão no Estado de Roraima
Missão Paz
Núcleo de Estudo e Pesquisa sobre Deslocados Ambientais (NEPDA/UEPB)
PAL - Presença da América Latina
Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão – PFDC
ProMigra - Programa de Promoção do Direito dos Migrantes
RESAMA - Rede Sul-Americana para as Migrações Ambientais
São Paulo Cosmópolis (Instituto de Relações Internacionais - IRI/USP)
SEFRAS - Serviço Franciscano de Solidariedade
Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados
Setor Mobilidade Humana da CNBB
SPM - Serviço Pastoral dos Migrantes
Comments